Motivação Extrínseca e Intrínseca

A motivação pode ser dividida:

  • Motivação Extrínseca;
  • Motivação Intrínseca.

 

A motivação extrínseca ocorre em todos os seus níveis, relaciona-se com razões fora da atividade, como integração a determinado grupo, reconhecimento, evitar o castigo ou receber uma premiação, são atividades que são realizadas não apenas pelo prazer que elas proporcionam (Amorim, 2010).

A motivação intrínseca o sujeito ingressa na atividade por vontade própria, diga-se, pelo prazer e satisfação do processo de conhecê-la, explorá-la, aprofundá-la (Balbinotti, & Capozzoli, 2008). “O prazer pela atividade é promovido através da compreensão das necessidades, interesses e metas individuais” (Rocha, sem data). Segundo Amorim (2010), os indivíduos intrinsecamente motivados são aqueles que por si, conseguem realizar qualquer que seja a atividade, tendo capacidade suficiente para realizá-la, controlando as suas ações e proporcionando a si próprio o prazer e o desfrute para com as mesmas. Essa motivação pode ser acentuada se as pessoas possuírem autocontrolo, autodeterminação, autoconfiança e autonomia para realizar determinada tarefa.

            Segundo Singer (1984), os motivos intrínsecos não existem sem os extrínsecos, sendo os primeiros condição necessária dos segundos. Por outras palavras, os motivos intrínsecos determinam os extrínsecos e estes, por seu turno, regulam os primeiros, ou seja, se não existir um motivo extrínseco, o sujeito pode não se sentir motivado para determinada ação ou atividade, uma vez que não se sente totalmente satisfeito, mesmo se tiver uma elevada motivação intrínseca. Este facto assume uma maior relevância em crianças e jovens. Talvez por isto, Alderman (1983) e Brito (1994), consideraram um terceiro tipo de motivação – a intermédia, que representa uma área intermédia entre o desejo interior e a afirmação exterior (necessidade de filiação e participação no grupo).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s